Onboarding: os segredos para uma integração eficaz

Começar em um novo emprego é sempre emocionante para os recém-contratados, mas também pode ser muito estressante. A tensão está lá no alto: inseguranças, ansiedade… um misto de sentimentos que fica até difícil de descrever. E é justamente para aliviar essa tensão e esclarecer dúvidas que existe o Onboarding

Nós, da Hrestart, decidimos contar alguns segredos do Onboarding para você. Vamos lá?

O que é Onboarding?

Traduzindo de forma literal, onboarding vem do inglês to board, que significa “embarcar”. A ideia é fazer uma analogia entre o novo colaborador e um tripulante subindo a bordo.

Um processo de Onboarding eficaz tem como objetivo integrar o novo colaborador rapidamente à empresa. Durante os primeiros 90 dias – período comum dessa fase –, os profissionais decidem se continuarão ou não na organização. Um bom Onboarding proporciona uma experiência introdutória positiva e envolve o colaborador desde o início.

Empresas de sucesso valorizam pessoas e entendem que acolher colaboradores de forma personalizada é essencial.

Como disse Simon Sinek:

“Os clientes nunca amarão uma empresa até que os funcionários a amem primeiro.”

Por que o Onboarding é tão importante?

Mas, se a satisfação e o bem-estar do colaborador por si só não foi o suficiente para te mostrar a importância de um bom processo de integração, vamos falar de números?

  • 86% dos profissionais decidem se querem continuar ou não na empresa nos 6 primeiros meses;
  • Ao mesmo tempo, 31% deixam o emprego no mesmo período por não estarem alinhados com o negócio, cultura e propósito.

No entanto, com um processo de Onboarding bem estruturado, a sua empresa pode:

  • aumentar em 82% a retenção dos profissionais
  • reduzir em 70% o tempo para alcançarem a produtividade máxima
  • elevar em 54% a satisfação dos colaboradores com a empresa
  • e, de quebra, reduzir a carga de trabalho do seu RH.

Como tornar seu Onboarding digital mais eficiente

Aqui estão algumas dicas práticas para aprimorar o Onboarding digital:

1. Crie vídeos de boas-vindas

É possível demonstrar afeto e acolhimento com um vídeo personalizado, feito pela equipe ou pelo CEO, inclusive. Dessa forma, o novo colaborador não apenas se sente bem-vindo, mas também vê e fica sabendo mais sobre seus colegas!

2. Apresente a equipe

Para criar um vínculo entre a empresa e o novo contratado, apresente sua equipe! Uma ótima maneira de fazer isso é integrar o novo contratado com histórias pessoais descontraídas sobre seus colegas, antes mesmo de começarem a trabalhar.

Por exemplo, aqui na Hrestart, quando um novo membro entra no time, marcamos um encontro virtual e toda equipe se apresenta, compartilha seus hobbies, e no final conta uma curiosidade pessoal! Algo simples, mas que garante boas risadas, e é ótimo para iniciar uma conversa com os novos colegas. Além disso, ajuda na conexão com os recém-chegados.

E isso não é tudo! Antes mesmo do primeiro dia, o colaborador já recebe vídeos de apresentação de alguns de seus futuros companheiros.

3. Defina um anjo ou buddy

Um buddy é a pessoa que acompanha o novo colaborador nos primeiros meses, apresentando a empresa, ajudando com dúvidas e criando um ambiente mais acolhedor.

Sabemos como começar em um novo emprego pode ser estressante, mas tudo fica mais fácil na companhia de um amigo, não é mesmo?

4. Crie uma trilha de conteúdos personalizados

Vou te falar o que acontece na maioria das empresas: o novo contratado chega em seu primeiro dia, assiste uma apresentação interminável, recebe uma tonelada de documentos e afins, e tem basicamente 3 dias para memorizar tudo antes de começar a trabalhar de fato. É uma chuva de informações novas que fica difícil de processar.

Que tal aproveitar que o mundo está evoluindo e inovando e embarcarmos nessa? Atualmente, existem maneiras mais simples de implementar diferentes programas de integração para diferentes locais, equipes ou departamentos.

Com pílulas de conteúdo, você pode enviar, aos poucos, trilhas de conteúdo personalizadas por diferentes canais (e-mail, WhatsApp, SMS etc.). Esses conteúdos podem ser podcasts, vídeos, cursos on-line e uma infinidade de outras possibilidades que a tecnologia nos proporciona.

Com isso, você envia o conteúdo certo no momento certo, e dessa forma, seus novos contratados aprendem um pouco mais a cada dia, e obtêm as informações mais relevantes para sua função. Isso se torna ainda mais necessário em uma empresa com um grande número de colaboradores e escritórios espalhados pelo país, onde cada local ou departamento, provavelmente, terá diferentes regras e maneiras de trabalhar.

Embora a criação de conteúdo personalizado para públicos múltiplos possa parecer bastante trabalhoso, lembre-se: falar de Onboarding é falar de experiência! E, com isso, você garante que o novo colaborador não fique sobrecarregado e saiba o suficiente para se sentir preparado.

5. Agende reuniões virtuais

Quem disse que o home office precisa ser solitário? Hoje, o que não faltam são ferramentas que possibilitam reuniões virtuais com o time, o que é fundamental para manter o espírito de equipe e facilitar na socialização do novo colaborador com o restante dos colaboradores.

E nada de câmera desligada! Precisamos ver as pessoas para que possamos nos conectar visualmente com elas. E sem pânico! Algumas coisas realmente fogem do nosso controle; aqui na Hrestart, por exemplo, já conhecemos os pets da maioria dos nossos colaboradores, porque eles aparecem na câmera de forma inesperada, e tá tudo bem – mas não esqueça de tirar o pijama antes das reuniões, por favor!

6. Use uma plataforma digital de Onboarding

Claro que todas essas dicas que eu dei acima se tornam muito mais fáceis usando uma plataforma digital, porque o Onboarding digital ajuda o RH na retenção de seus talentos, aumenta o engajamento, e além disso, possibilita mensurar o grau de satisfação de seus profissionais com a sua empresa, com a sua marca, realizar pesquisas e trabalhar o employee experience.

Afinal, dados geram métricas, que geram análises e, consequentemente, ações. Não vai me dizer que você ainda controla isso tudo no Excel?

Importante ressaltar que, com uma plataforma digital de onboarding, a empresa pode iniciar a ambientação antes do primeiro dia, desde a admissão. E para tornar esse processo ainda mais digital, ágil e menos burocrático, a admissão e a escolha de benefícios podem ser totalmente digitais.

Chega de papel e deslocamento do profissional, tudo rápido e seguro. E você, profissional de RH, recebe os documentos de forma online. Em um clique, a sua folha de pagamento estará pronta!

Sonho? Não, realidade!

Com a ajuda da tecnologia certa o céu é o limite; ou, como gostamos de falar aqui na Hrestart: o céu não é o limite!

Você quer ajuda para implantar um Onboarding digital na sua empresa?

A Hrestart sabe como te ajudar, clique aqui e envia uma mensagem para a gente! 🙂

O autor é Gustavo Sorrentino Analista de Conteúdo, SEO, Social Media e Copywriter do Grupo Worc.