Sua empresa tem um processo de onboarding inclusivo? Neste post você vai entender a importância da diversidade e da inclusão, e por que você deve garantir que sua empresa siga essas práticas.
“Se a Diversidade é ser convidado para a festa, a Inclusão é ser chamado para dançar.”
(Vernã Myers – Atualmente VP de estratégia de inclusão na Netflix)
Embora os termos diversidade e inclusão frequentemente andem juntos, eles têm significados distintos. Em resumo, diversidade refere-se à pluralidade de indivíduos em termos de diferenças, como cultura, identidade, experiência, gênero e raça. Já a inclusão vai além, representando a criação de uma cultura onde todos podem pertencer e prosperar.
A importância da diversidade e inclusão (D&I) no local de trabalho tem crescido rapidamente. As organizações estão percebendo que, além do impacto social, D&I também pode ser um fator lucrativo. De acordo com a McKinsey & Company, empresas com diversidade étnica têm 33% mais chances de sucesso, e aquelas com diversidade de gênero são 21% mais lucrativas.
Além disso, iniciativas de diversidade e inclusão também podem influenciar diretamente no processo de recrutamento, seleção e retenção de novos colaboradores. Uma pesquisa da PwC revela que a próxima geração prioriza trabalhar em empresas com políticas sociais: 86% das mulheres e 74% dos homens entrevistados afirmam que essas políticas são importantes para decidir se ingressam ou não em uma organização.
Sua empresa tem Onboarding diverso e inclusivo?
A área de Recursos Humanos da sua organização tem um plano de Onboarding estruturado para receber colaboradores plurais? Se a resposta for não, talvez seja o momento de repensar suas prioridades.
A importância de um processo de Onboarding inclusivo
Os primeiros dias em uma empresa nunca são fáceis, com novos processos, pessoas e muitas dúvidas. Agora, imagine se você está entrando em uma empresa e, além disso, se identifica como parte de um grupo minoritário, como membro da comunidade LGBTQIA+ ou pessoa com deficiência (PcD). Essas dificuldades podem ser ainda mais intensas, e muitos desses colaboradores podem se sentir inibidos ou constrangidos por serem quem são.
O Onboarding é o momento ideal para apresentar os valores da sua empresa e mostrar que o local é acolhedor, respeitoso e inclusivo. Além disso, com a Hrestart, você pode ir além, apresentando seus valores de diversidade e inclusão para seus profissionais antes mesmo do primeiro dia de trabalho, através do que chamamos de “Preboarding”.
Dicas de como fazer um Onboarding inclusivo
1. Arrumando a casa
Prepare sua equipe para receber colaboradores diversos. Muitas pessoas têm boa vontade, e não têm a intenção de ofender ou magoar outra pessoa por ela ser diferente, mas vivemos em uma sociedade em que muitos conceitos antiquados estão enraizados em nosso comportamento e na nossa fala.
A inclusão começa com a mudança de cultura organizacional. Distribua materiais educativos sobre diversidade, promova debates, ofereça vídeos e aposte em canais confiáveis nas redes sociais para disseminar o conhecimento.
2. O apoio de seus colaboradores é fundamental
Mais uma vez o time se mostra importante para uma integração mais inclusiva. Por isso, antes da nova pessoa ingressar, apresente-a para o restante da equipe: seus interesses, hobbies e até mesmo suas séries favoritas. Assim, as primeiras conversas ficam mais fáceis.
Incentive a interação. Por que não enviar uma mensagem para o LinkedIn do novo colega de equipe, mandando felicitações por ter conseguido a vaga e dizendo o quanto todos estão entusiasmados com sua chegada? Afinal, afeto é bom e todo mundo gosta!
3. Defina metas e incentive a participação
Os primeiros dias em um novo emprego podem ser assustadores para qualquer pessoa, mas essa é uma ótima oportunidade para demonstrar aos novos tripulantes como eles são importantes para a organização. Atribua projetos em que eles precisem se comunicar com o restante do time.
Que tal fornecer um desafio para ser entregue ao final do contrato de experiência, ou começar designando tarefas simples nas primeiras semanas de trabalho? O sucesso em tarefas iniciais pode ser motivador e ajudar a integrar rapidamente a pessoa à equipe.
4. “Anjo” ou buddy
Nada melhor do que um anjo pra te ajudar quando as coisas estão difíceis, né? O “anjo” (ou buddy) é aquele colega que auxilia o novo funcionário a se integrar à empresa. O anjo ajuda em questões técnicas e até práticas, como onde almoçar. No entanto, ele precisa ser bem treinado para desempenhar essa função de forma eficaz. Por isso, ofereça uma trilha de orientação para ajudá-lo a desempenhar esse papel de maneira eficiente.
5. Ações de diversidade e inclusão
Mostre aos seus novos colaboradores que a empresa tem um compromisso sério com a diversidade e a inclusão. Apresente canais de denúncia em casos de discriminação e, se houver, um comitê de D&I. Isso ajuda a transmitir que ações concretas estão sendo realizadas para criar um ambiente inclusivo e igualitário.
6. Peça feedbacks
Seus recém contratados precisam ser ouvidos. Portanto, procure saber como está sendo seu período de integração, pergunte se eles se sentem acolhidos, se precisam de ajuda em algum aspecto, ou se há algo a melhorar. Organize reuniões regulares para avaliar a experiência deles e aprimorar seu processo de Onboarding e garantir que seja inclusivo.
Não cometa o erro de achar que diversidade e inclusão são tarefas difíceis. O acolhimento deve ser um valor compartilhado entre todos os seus colaboradores, independentemente de suas características. Para minorias, práticas inclusivas ajudam a acelerar a integração e fortalecem o senso de pertencimento, permitindo que eles atinjam seu potencial de forma mais rápida e eficaz.
Nós da Hrestart somos especialistas em Onboarding, e podemos te ajudar com essa jornada.
Quer saber mais? Clique aqui e agende um cafezinho virtual com nosso time, estamos ansiosos para te ajudar!
O autor é Gustavo Sorrentino, analista de Marketing de Conteúdo, SEO, Copywriter e Social Media do Grupo Worc.